Riscos no uso da Internet e métodos de prevenção

Nesta seção:

1. Programas Leitores de E-mails

1.1. Quais são os riscos associados ao uso de um programa leitor de e-mails?

Grande parte dos problemas de segurança envolvendo e-mails estão relacionados aos conteúdos das mensagens, que normalmente abusam das técnicas de engenharia social (vide Parte I: Conceitos de Segurança e Parte IV: Fraudes na Internet) ou de características de determinados programas leitores de e-mails, que permitem abrir arquivos ou executar programas anexados às mensagens automaticamente.

1.2. É possível configurar um programa leitor de e-mails de forma mais segura?

Sim. Algumas dicas de configuração para melhorar a segurança do seu programa leitor de e-mails são:

  1. desligar as opções que permitem abrir ou executar automaticamente arquivos ou programas anexados às mensagens;
  2. desligar as opções de execução de JavaScript e de programas Java (vide seção 2.2);
  3. desligar, se possível, o modo de visualização de e-mails no formato HTML (mais detalhes na Parte IV: Fraudes na Internet e Parte VI: Spam).

Estas configurações podem evitar que o seu programa leitor de e-mails propague automaticamente vírus e cavalos de tróia, entre outros. Existem programas leitores de e-mails que não implementam tais funções e, portanto, não possuem estas opções.

É importante ressaltar que se o usuário seguir as recomendações dos itens 1 e 2, mas ainda assim abrir os arquivos ou executar manualmente os programas que vêm anexados aos e-mails, poderá ter algum problema que resulte na violação da segurança do seu computador.

1.3. Que medidas preventivas devo adotar no uso dos programas leitores de e-mails?

Algumas medidas preventivas que minimizam os problemas trazidos com os e-mails são:

Atualmente, usuários da Internet têm sido bombardeados com e-mails indesejáveis e, principalmente, com mensagens fraudulentas cuja finalidade é a obtenção de vantagens financeiras. Alguns exemplos são:

Mais detalhes sobre estes tipos de e-mail, bem como formas de prevenção, podem ser vistos na Parte IV: Fraudes na Internet.

[1] Existem vírus e outros tipos de software malicioso que utilizam o e-mail como meio para sua propagação e quase sempre forjam o endereço do remetente. [ voltar ]

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: