Como funciona a cobrança do UOL

No UOL você sempre paga o serviço/produto por um período de 30 dias (mensalidade). Esse pagamento é antecipado, ou seja, você paga primeiro para que o serviço/produto seja disponibilizado.
Conheça as formas de pagamento que o UOL disponibiliza para você.

Por exemplo, ao adquirir um serviço/produto em 10/06 a cobrança será referente ao período de 10/06 a 09/07, depois de 10/07 a 09/08 e assim por diante. O dia de aquisição do serviço/produto é denominado “Aniversário da Assinatura/Bilhetagem”.

Outra data importante é a “data de vencimento” da cobrança, que pode ser escolhida na hora da aquisição do serviço/produto. Ela se refere à data em que o pagamento da mensalidade UOL deverá ser feita.

Em algumas situações, dependendo da sua forma de pagamento (cartão de crédito, débito em conta ou Boleto Bancário), do Aniversário da Assinatura/Bilhetagem e da data de vencimento escolhida, a sua primeira fatura virá com valores diferentes do valor do serviço/produto adquirido.

Esse valor na maioria das vezes se refere ao valor dos dias utilizados no primeiro mês, até o Aniversário da Assinatura/Bilhetagem, acrescida da mensalidade do próximo período.

Importante: Isso ocorrerá somente na primeira fatura.



Compra de um produto adicional ou serviço

Você adquiriu um produto adicional no dia 30/06, sua próxima cobrança virá acrescida do valor proporcional aos dias utilizados do novo produto (01/06 a 09/07) mais o valor da mensalidade do próximo período.

Exemplo:

Valor do Antivírus Full: R$ 19,90
Aniversário da Assinatura/Bilhetagem: 10
Data de cadastro: 30/06

Resultado: Será gerado um valor proporcional de R$6,63, referente ao período de 30/06 a 09/07 que se soma ao valor da mensalidade de R$19,90, totalizando R$26,53.

30/06 a 09/07 = 10 dias
Valor proporcional produto (rateio positivo) = (10/30)* R$ 19,90
Valor da próxima mensalidade produto = R$ 19,90

Total produto = R$ 26,53

Caso você altere seu plano de assinatura de acesso ou conteúdo , a situação (status) da sua conta (isto é, se torne inadimplente/devedor e tenha a conta suspensa/cancelada) ou adquira algum produto adicional do UOL durante o mês, a sua próxima cobrança virá acrescida de um valor proporcional, referente aos dias utilizados em cada um dos serviços/produtos . Veja exemplos abaixo que têm como base o exemplo citado anteriormente com período da mensalidade de 10/06 a 09/07.



Alteração de plano de acesso:

Você alterou seu plano no dia 20/06, sua próxima fatura virá acrescida do valor proporcional aos dias utilizados do novo plano, ou seja, de 20/06 a 09/07 (aproximadamente 19 dias).

Exemplo:

Valor do plano antigo (Start): R$9,90
Valor do plano novo (Essencial): R$ 14,90
Data da alteração: 20/06
Aniversário da Assinatura/Bilhetagem: 10

Resultado: A cobrança ficará proporcional aos planos. Você receberá um desconto de R$ 6,60 pelos 20 dias não utilizados do plano antigo e pagará os 20 dias de uso do plano novo (20/06 à 09/07), no valor de R$ 9,93 mais a mensalidade do plano atual, R$ 14,90.

20/06 a 09/07= 20 dias
Valor proporcional novo plano (rateio positivo) = (20/30) * R$ 14,90
Valor do desconto plano antigo (rateio negativo)= (20/30) * R$ 9,90
Valor da mensalidade do novo plano = R$ 14,90

Total = R$ 9,93 - R$ 6,60 + R$ 14,90 = R$ 18,23



Alteração de plano de produto

Exemplo: Você possui o UOL Antivírus contratado e realizou uma alteração de plano (neste caso: uma redução no valor produto contratado ou um aumento no valor do mesmo).
A alteração foi realizada no dia 20/06, sua próxima fatura virá acrescida do valor proporcional aos dias utilizados do novo plano, ou seja, de 20/06 a 09/07 (aproximadamente 19 dias).

Exemplo:

Valor do plano antigo (Produto UOL Antivírus): R$9,90
Valor do novo plano (Produto UOL Antívirus): R$ 14,90
Data da alteração: 20/06
Aniversário da Assinatura/Bilhetagem: 10

Resultado: A cobrança ficará proporcional aos planos. Você receberá um desconto de R$ 6,60 pelos 20 dias não utilizados no plano com valor antigo e pagará os 20 dias de uso do novo plano (20/06 à 09/07), no valor de R$ 9,93 mais a mensalidade do plano atual, R$ 14,90.

20/06 a 09/07= 20 dias
Valor proporcional novo plano (rateio positivo) = (20/30) * R$ 14,90
Valor do desconto plano antigo (rateio negativo)= (20/30) * R$ 9,90
Valor da mensalidade do novo plano = R$ 14,90

Total = R$ 9,93 - R$ 6,60 + R$ 14,90 = R$ 18,23



Pagamentos atrasados

A quitação pode ser feita através do UOL SAC, basta acessar a página quitar débito, selecionar a conta vencida e escolher entre uma das opções de pagamento.

Para a realização da quitação você pode escolher entre duas formas de pagamento:

- Cartão de crédito: seu débito é lançado automaticamente na próxima fatura do cartão. Link quitar débito.

- Boleto Online: é gerado um boleto no valor do débito com prazo de vencimento de 05 dias, que é enviado ao seu e-mail @uol ou qualquer outro de sua preferência.

Até o novo vencimento, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica, agências dos correios, farmácias, redes de supermercados e outros estabelecimentos credenciados. Com o código de barras o pagamento poderá ser efetuado através do Internet Banking ou caixa eletrônico do banco em que você é correntista.

Caso o vencimento caia no final de semana ou feriado, o pagamento poderá ser efetuado no próximo dia útil.

Aproveite a oportunidade para ter mais segurança e comodidade nas suas próximas mensalidades e altere a sua forma de pagamento para cartão de crédito.



Reativação da assinatura

Por algum motivo não foi efetuado o pagamento e o seu acesso foi suspenso. Após a negociação do seu saldo devedor, o acesso será liberado. Sua próxima fatura virá acrescida do valor proporcional da data de reativação até o próximo Aniversário da Assinatura/Bilhetagem.

Exemplo:

Valor do Plano: R$ 14,90
Aniversário da Assinatura/Bilhetagem: 20
Data da Negociação e Reativação: 30/06

Resultado: A próxima fatura terá um acréscimo no valor de R$9,93, referente ao período de 30/06 a 19/07.

Veja aqui o detalhamento da sua cobrança

Independentemente da forma de pagamento escolhida, o UOL coloca à sua disposição algumas facilidades para que você efetue o pagamento das suas mensalidades em aberto.

Você pode contar com toda a comodidade do débito em conta ou cartão de crédito para realizar seus pagamentos.

A forma mais rápida e segura para você efetuar o pagamento da sua mensalidade é usando seu cartão de crédito
Quer saber como? Altere agora sua forma de pagamento.

Todas as modificações em sua mensalidade UOL podem ser acompanhadas através do extrato no UOL SAC. Clique aqui para acessar!

No extrato é possível ver:

- As cobranças relacionadas à sua assinatura;
- O período a que cada uma se refere;
- A descrição dos valores;
- As datas de vencimento de cada uma das cobranças;
- De que forma foi realizado o pagamento;
- Valores pagos ou a pagar;
- O status de cada cobrança.

O que significa o status que aparece no meu extrato?

- Paga: O seu pagamento efetuado já consta no sistema.
- Não paga: A cobrança enviada já venceu, porém o sistema não registra seu pagamento.
- A vencer: A cobrança enviada ainda está no prazo para pagamento.
- Cancelada: Por algum motivo não foi possível enviar a cobrança ou ainda, se você realizou alguma negociação via central de atendimento ou pelo próprio SAC após a data da emissão da cobrança. Essa cobrança é cancelada e uma nova gerada com os valores negociados.
- Em atraso: Após a data de vencimento, o sistema do UOL adquire esse status enquanto aguarda a compensação bancária. O prazo é de até 05 (cinco) dias após a data do pagamento.


Veja abaixo um Extrato:




Cada linha do extrato corresponde a um titulo de cobrança. Os títulos não pagos na data de vencimento permanecem sempre como “não pago”, mesmo após uma negociação – já que essa gera um novo título, valor e consequente status de pagamento.

Para obter o detalhamento do que está sendo cobrado, clique na primeira coluna (Mês/ Ano). Em seguida você terá a seguinte tela:



No detalhamento acima, o cliente possui diferença de período na assinatura, por uma alteração de plano, além de dois produtos adquiridos no meio do período contábil.
Os valores que aparecem em “azul” significam créditos na sua conta e, em vermelho, significam débitos.

Através do link "extrato detalhado" você tem um histórico de todos os lançamentos em sua assinatura e valores cobrados.




Extrato simplificado:

Obs.: Caso sua assinatura possua apenas produtos pré-pagos (como UOL Voip, UOL Megastore, etc), apenas a opção de “Extrato simplificado” estará disponível.

Veja seu extrato agora.