Fraudes na Internet
Esta parte da cartilha aborda questões relacionadas a fraudes na Internet. São apresentadas algumas maneiras de prevenção contra ataques de engenharia social, situações envolvendo fraudes comerciais e bancárias via Internet, bem como medidas preventivas que um usuário deve adotar ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Também é apresentado o conceito de boato (hoax) e são discutidas algumas implicações de segurança e formas para se evitar sua distribuição.
Sumário
- 1. Engenharia Social
- 2. Fraudes via Internet
- 2.1. O que é scam e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
- 2.2. O que é phishing e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
- 2.2.1. Mensagens que contêm links para programas maliciosos
- 2.2.2. Páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking falsificadas
- 2.2.3. E-mails contendo formulários para o fornecimento de informações sensíveis
- 2.2.4. Comprometimento do serviço de resolução de nomes
- 2.2.5. Utilização de computadores de terceiros
- 2.3. Quais são os cuidados que devo ter ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking?
- 2.4. Como verificar se a conexão é segura (criptografada)?
- 2.5. Como posso saber se o site que estou acessando não foi falsificado?
- 2.6. Como posso saber se o certificado emitido para o site é legítimo?
- 2.7. O que devo fazer se perceber que meus dados financeiros estão sendo usados por terceiros?
- 3. Boatos
Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Clique na imagem para ir ao documento original: