Fraudes na Internet
Nesta seção:
- 2. Fraudes via Internet
- 2.1. O que é scam e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
- 2.2. O que é phishing e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
- 2.2.1. Mensagens que contêm links para programas maliciosos
- 2.2.2. Páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking falsificadas
- 2.2.3. E-mails contendo formulários para o fornecimento de informações sensíveis
- 2.2.4. Comprometimento do serviço de resolução de nomes
- 2.2.5. Utilização de computadores de terceiros
- 2.3. Quais são os cuidados que devo ter ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking?
- 2.4. Como verificar se a conexão é segura (criptografada)?
- 2.5. Como posso saber se o site que estou acessando não foi falsificado?
- 2.6. Como posso saber se o certificado emitido para o site é legítimo?
- 2.7. O que devo fazer se perceber que meus dados financeiros estão sendo usados por terceiros?
2. Fraudes via Internet
Normalmente, não é uma tarefa simples atacar e fraudar dados em um servidor de uma instituição bancária ou comercial. Então, atacantes têm concentrado seus esforços na exploração de fragilidades dos usuários, para realizar fraudes comerciais e bancárias através da Internet.
Para obter vantagens, os fraudadores têm utilizado amplamente e-mails com discursos que, na maioria dos casos, envolvem engenharia social e que tentam persuadir o usuário a fornecer seus dados pessoais e financeiros. Em muitos casos, o usuário é induzido a instalar algum código malicioso ou acessar uma página fraudulenta, para que dados pessoais e sensíveis, como senhas bancárias e números de cartões de crédito, possam ser furtados. Desta forma, é muito importante que usuários de Internet tenham certos cuidados com os e-mails que recebem e ao utilizarem serviços de comércio eletrônico ou Internet Banking.
A seções 2.1 e 2.2 ilustram algumas situações envolvendo estes tipos de fraudes. A seção 2.3 descreve alguns cuidados a serem tomados pelos usuários de Internet, ao acessarem sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. As seções 2.4, 2.5 e 2.6 apresentam alguns procedimentos para verificar a legitimidade de um site. E a seção 2.7 recomenda o que o usuário deve fazer se perceber que seus dados financeiros podem estar sendo usados por terceiros.
2.1. O que é scam e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
O scam (ou "golpe") é qualquer esquema ou ação enganosa e/ou fraudulenta que, normalmente, tem como finalidade obter vantagens financeiras.
As subseções 2.1.1 e 2.1.2 apresentam duas situações envolvendo este tipo de fraude, sendo que a primeira situação se dá através de páginas disponibilizadas na Internet e a segunda através do recebimento de e-mails. Observe que existem variantes para as situações apresentadas e outros tipos de scam. Além disso, novas formas de scam podem surgir, portanto é muito importante que você se mantenha informado sobre os tipos de scam que vêm sendo utilizados pelos fraudadores, através dos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites especializados.
2.1.1. Sites de leilões e de produtos com preços "muito atrativos"
Você acessa um site de leilão ou de venda de produtos, onde os produtos ofertados têm preços muito abaixo dos praticados pelo mercado.
Risco: ao efetivar uma compra, na melhor das hipóteses, você receberá um produto que não condiz com o que realmente foi solicitado. Na maioria dos casos, você não receberá nenhum produto, perderá o dinheiro e poderá ter seus dados pessoais e financeiros furtados, caso a transação tenha envolvido, por exemplo, o número do seu cartão de crédito.
Como identificar: faça uma pesquisa de mercado sobre preço do produto desejado e compare com os preços oferecidos. Então, você deve se perguntar por que estão oferecendo um produto com preço tão abaixo do praticado pelo mercado.
É importante ressaltar que existem muitos sites confiáveis de leilões e de vendas de produtos, mas nesta situação a intenção é ilustrar casos de sites especificamente projetados para realizar atividades ilícitas.
2.1.2. O golpe da Nigéria (Nigerian 4-1-9 Scam)
Você recebe um e-mail em nome de uma instituição governamental da Nigéria (por exemplo, o Banco Central), onde é solicitado que você atue como intermediário em uma transferência internacional de fundos. O valor mencionado na mensagem normalmente corresponde a dezenas ou centenas de milhões de dólares.
Como recompensa, você terá direito de ficar com uma porcentagem (que é normalmente alta) do valor mencionado na mensagem. Para completar a transação é solicitado que você pague antecipadamente uma quantia, normalmente bem elevada, para arcar com taxas de transferência de fundos, custos com advogados, entre outros.
Este tipo de golpe também é conhecido como Advance Fee Fraud, ou "a fraude de antecipação de pagamentos", e já foram registrados casos originados ou que mencionavam a África do Sul, Angola, Etiópia, Libéria, Marrocos, Serra Leoa, Tanzânia, Zaire, Zimbábue, Holanda, Iugoslávia, Austrália, Japão, Malásia e Taiwan, entre outros.
No nome dado a este tipo de fraude, Nigerian 4-1-9 Scam, o número "419" refere-se à seção do código penal da Nigéria que é violada por este golpe. É equivalente ao artigo 171 do código penal brasileiro, ou seja, estelionato.
Risco: ao responder a este tipo de mensagem e efetivar o pagamento antecipado, você não só perderá o dinheiro investido, mas também nunca verá os milhares ou milhões de dólares prometidos como recompensa.
Como identificar: normalmente, estas mensagens apresentam quantias astronômicas e abusam da utilização de palavras capitalizadas (todas as letras maiúsculas) para chamar a atenção do usuário. Palavras como "URGENT" (urgente) e "CONFIDENTIAL" (confidencial) também são comumente usadas no assunto da mensagem para chamar a atenção do usuário.
Você deve se perguntar por que foi escolhido para receber estes "milhares ou milhões" de dólares, entre os inúmeros usuários que utilizam a Internet.
2.2. O que é phishing e que situações podem ser citadas sobre este tipo de fraude?
Phishing, também conhecido como phishing scam ou phishing/scam, foi um termo originalmente criado para descrever o tipo de fraude que se dá através do envio de mensagem não solicitada, que se passa por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), projetadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.
A palavra phishing (de "fishing") vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde "iscas" (e-mails) são usadas para "pescar" senhas e dados financeiros de usuários da Internet.
Atualmente, este termo vêm sendo utilizado também para se referir aos seguintes casos:
- mensagem que procura induzir o usuário à instalação de códigos maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros;
- mensagem que, no próprio conteúdo, apresenta formulários para o preenchimento e envio de dados pessoais e financeiros de usuários.
A subseções a seguir apresentam cinco situações envolvendo phishing, que vêm sendo utilizadas por fraudadores na Internet. Observe que existem variantes para as situações apresentadas. Além disso, novas formas de phishing podem surgir, portanto é muito importante que você se mantenha informado sobre os tipos de phishing que vêm sendo utilizados pelos fraudadores, através dos veículos de comunicação, como jornais, revistas e sites especializados.
Também é muito importante que você, ao identificar um caso de fraude via Internet, notifique a instituição envolvida, para que ela possa tomar as providências cabíveis1.
2.2.1. Mensagens que contêm links para programas maliciosos
Você recebe uma mensagem por e-mail ou via serviço de troca instantânea de mensagens, onde o texto procura atrair sua atenção, seja por curiosidade, por caridade, pela possibilidade de obter alguma vantagem (normalmente financeira), entre outras. O texto da mensagem também pode indicar que a não execução dos procedimentos descritos acarretarão conseqüências mais sérias, como, por exemplo, a inclusão do seu nome no SPC/SERASA, o cancelamento de um cadastro, da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito, etc. A mensagem, então, procura induzí-lo a clicar em um link, para baixar e abrir/executar um arquivo.
Alguns exemplos de temas e respectivas descrições dos textos encontrados em mensagens deste tipo são apresentados na tabela 1.
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Cabe ressaltar que a lista de temas na tabela 1 não é exaustiva, nem tampouco se aplica a todos os casos. Existem outros temas e novos temas podem surgir.
Risco: ao clicar no link, será apresentada uma janela, solicitando que você salve o arquivo. Depois de salvo, se você abrí-lo ou executá-lo, será instalado um programa malicioso (malware) em seu computador, por exemplo, um cavalo de tróia ou outro tipo de spyware, projetado para furtar seus dados pessoais e financeiros, como senhas bancárias ou números de cartões de crédito2. Caso o seu programa leitor de e-mails esteja configurado para exibir mensagens em HTML, a janela solicitando que você salve o arquivo poderá aparecer automaticamente, sem que você clique no link.
Ainda existe a possibilidade do arquivo/programa malicioso ser baixado e executado no computador automaticamente, ou seja, sem a sua intervenção, caso seu programa leitor de e-mails possua vulnerabilidades.
Esse tipo de programa malicioso pode utilizar diversas formas para furtar dados de um usuário, dentre elas: capturar teclas digitadas no teclado; capturar a posição do cursor e a tela ou regiões da tela, no momento em que o mouse é clicado; sobrepor a janela do browser do usuário com uma janela falsa, onde os dados serão inseridos; ou espionar o teclado do usuário através da Webcam (caso o usuário a possua e ela esteja apontada para o teclado). Mais detalhes sobre algumas destas técnicas podem ser vistos na seção de keyloggers, na Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware).
Depois de capturados, seus dados pessoais e financeiros serão enviados para os fraudadores. A partir daí, os fraudadores poderão realizar diversas operações, incluindo a venda dos seus dados para terceiros, ou utilização dos seus dados financeiros para efetuar pagamentos, transferir valores para outras contas, etc.
Como identificar: seguem algumas dicas para identificar este tipo de mensagem fraudulenta:
- leia atentamente a mensagem. Normalmente, ela conterá diversos erros gramaticais e de ortografia;
- os fraudadores utilizam técnicas para ofuscar o real link para o arquivo malicioso, apresentando o que parece ser um link relacionado à instituição mencionada na mensagem. Ao passar o cursor do mouse sobre o link, será possível ver o real endereço do arquivo malicioso na barra de status do programa leitor de e-mails, ou browser, caso esteja atualizado e não possua vulnerabilidades. Normalmente, este link será diferente do apresentado na mensagem;
- qualquer extensão pode ser utilizada nos nomes dos arquivos maliciosos, mas fique particularmente atento aos arquivos com extensões ".exe", ".zip" e ".scr", pois estas são as mais utilizadas. Outras extensões freqüentemente utilizadas por fraudadores são ".com", ".rar" e ".dll";
- fique atento às mensagens que solicitam a instalação/execução de qualquer tipo de arquivo/programa;
- acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem, seguindo os cuidados apresentados na seção 2.3, e procure por informações relacionadas com a mensagem que você recebeu. Em muitos casos, você vai observar que não é política da instituição enviar e-mails para usuários da Internet, de forma indiscriminada, principalmente contendo arquivos anexados.
Recomendações:
- no caso de mensagem recebida por e-mail, o remetente nunca deve ser utilizado como parâmetro para atestar a veracidade de uma mensagem, pois pode ser facilmente forjado pelos fraudadores;
- se você ainda tiver alguma dúvida e acreditar que a mensagem pode ser verdadeira, entre em contato com a instituição para certificar-se sobre o caso, antes de enviar qualquer dado, principalmente informações sensíveis, como senhas e números de cartões de crédito.
2.2.2. Páginas de comércio eletrônico ou Internet Banking falsificadas
Você recebe uma mensagem por e-mail ou via serviço de troca instantânea de mensagens, em nome de um site de comércio eletrônico ou de uma instituição financeira, por exemplo, um banco. Textos comuns neste tipo de mensagem envolvem o recadastramento ou confirmação dos dados do usuário, a participação em uma nova promoção, etc. A mensagem, então, tenta persuadí-lo a clicar em um link contido no texto, em uma imagem, ou em uma página de terceiros.
Risco: o link pode direcioná-lo para uma página Web falsificada, semelhante ao site que você realmente deseja acessar. Nesta página serão solicitados dados pessoais e financeiros, como o número, data de expiração e código de segurança do seu cartão de crédito, ou os números da sua agência e conta bancária, senha do cartão do banco e senha de acesso ao Internet Banking.
Ao preencher os campos disponíveis na página falsificada e clicar no botão de confirmação (em muitos casos o botão apresentará o texto "Confirm", "OK", "Submit", etc), os dados serão enviados para os fraudadores.
A partir daí, os fraudadores poderão realizar diversas operações, incluindo a venda dos seus dados para terceiros, ou utilização dos seus dados financeiros para efetuar pagamentos, transferir valores para outras contas, etc.
Como identificar: seguem algumas dicas para identificar este tipo de mensagem fraudulenta:
- os fraudadores utilizam técnicas para ofuscar o real link para a página falsificada, apresentando o que parece ser um link relacionado à instituição mencionada na mensagem. Ao passar o cursor do mouse sobre o link, será possível ver o real endereço da página falsificada na barra de status do programa leitor de e-mails, ou browser, caso esteja atualizado e não possua vulnerabilidades. Normalmente, este link será diferente do apresentado na mensagem;
- acesse a página da instituição que supostamente enviou a mensagem, seguindo os cuidados apresentados na seção 2.3, e procure por informações relacionadas com a mensagem que você recebeu;
- sites de comércio eletrônico ou Internet Banking confiáveis sempre utilizam conexões seguras (vide seção 2.4) quando dados pessoais e financeiros de usuários são solicitados. Caso a página não utilize conexão segura, desconfie imediatamente. Caso a página falsificada utilize conexão segura, um novo certificado (que não corresponde ao site verdadeiro) será apresentado e, possivelmente, o endereço mostrado no browser será diferente do endereço correspondente ao site verdadeiro.
Recomendações:
- no caso de mensagem recebida por e-mail, o remetente nunca deve ser utilizado como parâmetro para atestar a veracidade de uma mensagem, pois pode ser facilmente forjado pelos fraudadores;
- se você ainda tiver alguma dúvida e acreditar que a mensagem pode ser verdadeira, entre em contato com a instituição para certificar-se sobre o caso, antes de enviar qualquer dado, principalmente informações sensíveis, como senhas e números de cartões de crédito.
2.2.3. E-mails contendo formulários para o fornecimento de informações sensíveis
Você recebe um e-mail em nome de um site de comércio eletrônico ou de uma instituição bancária. O conteúdo da mensagem envolve o recadastramento ou confirmação de seus dados, a participação em uma nova promoção, etc.
A mensagem apresenta um formulário, com campos para a digitação de informações envolvendo dados pessoais e financeiros, como o número, data de expiração e código de segurança do seu cartão de crédito, ou os números da sua agência e conta bancária, senha do cartão do banco e senha de acesso ao Internet Banking. A mensagem, então, solicita que você preencha o formulário e apresenta um botão para confirmar o envio das informações preenchidas.
Risco: ao preencher os dados e confirmar o envio, suas informações pessoais e financeiras serão transmitidas para fraudadores, que, a partir daí, poderão realizar diversas operações, incluindo a venda dos seus dados para terceiros, ou utilização dos seus dados financeiros para efetuar pagamentos, transferir valores para outras contas, etc.
Como identificar: o serviço de e-mail convencional não fornece qualquer mecanismo de criptografia, ou seja, as informações, ao serem submetidas, trafegarão em claro pela Internet. Qualquer instituição confiável não utilizaria este meio para o envio de informações pessoais e sensíveis de seus usuários.
2.2.4. Comprometimento do serviço de resolução de nomes
Ao tentar acessar um site de comércio eletrônico ou Internet Banking, mesmo digitando o endereço diretamente no seu browser, você é redirecionado para uma página falsificada, semelhante ao site verdadeiro.
Duas possíveis causas para este caso de phishing são:
- o atacante comprometeu o servidor de nomes do seu provedor (DNS), de modo que todos os acessos a determinados sites passaram a ser redirecionados para páginas falsificadas;
- o atacante o induziu a instalar um malware, por exemplo, através de uma mensagem recebida por e-mail (como mostrado na seção 2.2.1), e este malware foi especificamente projetado para alterar o comportamento do serviço de resolução de nomes do seu computador, redirecionando os acessos a determinados sites para páginas falsificadas.
Apesar de não ter uma definição consolidada na data de publicação desta Cartilha, os veículos de comunicação têm utilizado o termo pharming para se referir a casos específicos de phishing, que envolvem algum tipo de redireção da vítima para sites fraudulentos, através de alterações nos serviços de resolução de nomes.
Risco: ao preencher os campos disponíveis na página falsificada e confirmar o envio dos dados, suas informações pessoais e financeiras serão transmitidas para fraudadores, que, a partir daí, poderão realizar diversas operações, incluindo a venda dos seus dados para terceiros, ou utilização dos seus dados financeiros para efetuar pagamentos, transferir valores para outras contas, etc.
Como identificar: neste caso, onde fraudadores alteram o comportamento do serviço de resolução de nomes, para redirecionar acessos para páginas falsificadas, não são válidas dicas como digitar o endereço diretamente no seu browser, ou observar o endereço apresentado na barra de status do browser.
Deste modo, a melhor forma de identificar este tipo de fraude é estar atento para o fato de que sites de comércio eletrônico ou Internet Banking confiáveis sempre utilizam conexões seguras quando dados pessoais e financeiros de usuários são solicitados. Caso a página não utilize conexão segura, desconfie imediatamente. Caso a página falsificada utilize conexão segura, um novo certificado, que não corresponde ao site verdadeiro, será apresentado (mais detalhes sobre verificação de certificados na seção 2.6).
Recomendação: se você ainda tiver alguma dúvida e acreditar que a página pode ser verdadeira, mesmo não utilizando conexão segura, ou apresentando um certificado não compatível, entre em contato com a instituição para certificar-se sobre o caso, antes de enviar qualquer dado, principalmente informações sensíveis, como senhas e números de cartões de crédito.
2.2.5. Utilização de computadores de terceiros
Você utiliza um computador de terceiros, por exemplo, em uma LAN house, cybercafe ou stand de um evento, para acessar um site de comércio eletrônico ou Internet Banking.
Risco: como estes computadores são utilizados por muitas pessoas, você pode ter todas as suas ações monitoradas (incluindo a digitação de senhas ou número de cartões de crédito), através de programas especificamente projetados para este fim (como visto na seção 2.2.1) e que podem ter sido instalados previamente.
Recomendação: não utilize computadores de terceiros em operações que necessitem de seus dados pessoais e financeiros, incluindo qualquer uma de suas senhas.
2.3. Quais são os cuidados que devo ter ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking?
Existem diversos cuidados que um usuário deve ter ao acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Dentre eles, podem-se citar:
- realizar transações somente em sites de instituições que você considere confiáveis;
- procurar sempre digitar em seu browser o endereço desejado. Não utilize links em páginas de terceiros ou recebidos por e-mail;
- certificar-se de que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site que você realmente quer acessar, antes de realizar qualquer ação;
- certificar-se que o site faz uso de conexão segura (ou seja, que os dados transmitidos entre seu browser e o site serão criptografados) e utiliza um tamanho de chave considerado seguro (vide seção 2.4);
- antes de aceitar um novo certificado, verificar junto à instituição que mantém o site sobre sua emissão e quais são os dados nele contidos. Então, verificar o certificado do site antes de iniciar qualquer transação, para assegurar-se que ele foi emitido para a instituição que se deseja acessar e está dentro do prazo de validade (vide seção 2.6);
- estar atento e prevenir-se dos ataques de engenharia social (como visto na seção 1.1);
- não acessar sites de comércio eletrônico ou Internet Banking através de computadores de terceiros;
- desligar sua Webcam (caso você possua alguma), ao acessar um site de comércio eletrônico ou Internet Banking.
Além dos cuidados apresentados anteriormente é muito importante que você tenha alguns cuidados adicionais, tais como:
- manter o seu browser sempre atualizado e com todas as correções (patches) aplicadas;
- alterar a configuração do seu browser para restringir a execução de JavaScript e de programas Java ou ActiveX, exceto para casos específicos;
- configurar seu browser para bloquear pop-up windows e permití-las apenas para sites conhecidos e confiáveis, onde forem realmente necessárias;
- configurar seu programa leitor de e-mails para não abrir arquivos ou executar programas automaticamente;
- não executar programas obtidos pela Internet, ou recebidos por e-mail.
Com estes cuidados adicionais você pode evitar que seu browser contenha alguma vulnerabilidade, e que programas maliciosos (como os cavalos de tróia e outros tipos de malware) sejam instalados em seu computador para, dentre outras finalidades, furtar dados sensíveis e fraudar seus acessos a sites de comércio eletrônico ou Internet Banking. Maiores detalhes sobre estes cuidados podem ser obtidos na Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção e Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware).
2.4. Como verificar se a conexão é segura (criptografada)?
Existem pelo menos dois itens que podem ser visualizados na janela do seu browser, e que significam que as informações transmitidas entre o browser e o site visitado estão sendo criptografadas.
O primeiro pode ser visualizado no local onde o endereço do site é digitado. O endereço deve começar com https:// (diferente do http:// nas conexões normais), onde o s antes do sinal de dois-pontos indica que o endereço em questão é de um site com conexão segura e, portanto, os dados serão criptografados antes de serem enviados. A figura 1 apresenta o primeiro item, indicando uma conexão segura, observado nos browsers Firefox e Internet Explorer, respectivamente.
Alguns browsers podem incluir outros sinais na barra de digitação do endereço do site, que indicam que a conexão é segura. No Firefox, por exemplo, o local onde o endereço do site é digitado muda de cor, ficando amarelo, e apresenta um cadeado fechado do lado direito.
Figura 1: https - identificando site com conexão segura.
O segundo item a ser visualizado corresponde a algum desenho ou sinal, indicando que a conexão é segura. Normalmente, o desenho mais adotado nos browsers recentes é de um "cadeado fechado", apresentado na barra de status, na parte inferior da janela do browser (se o cadeado estiver aberto, a conexão não é segura).
A figura 2 apresenta desenhos dos cadeados fechados, indicando conexões seguras, observados nas barras de status nos browsers Firefox e Internet Explorer, respectivamente.
Figura 2: Cadeado -- identificando site com conexão segura.
Ao clicar sobre o cadeado, será exibida uma tela que permite verificar as informações referentes ao certificado emitido para a instituição que mantém o site (veja seção 2.6), bem como informações sobre o tamanho da chave utilizada para criptografar os dados.
É muito importante que você verifique se a chave utilizada para criptografar as informações a serem transmitidas entre seu browser e o site é de no mínimo 128 bits. Chaves menores podem comprometer a segurança dos dados a serem transmitidos. Maiores detalhes sobre criptografia e tamanho de chaves podem ser obtidos na Parte I: Conceitos de Segurança.
Outro fator muito importante é que a verificação das informações do certificado deve ser feita clicando única e exclusivamente no cadeado exibido na barra status do browser. Atacantes podem tentar forjar certificados, incluindo o desenho de um cadeado fechado no conteúdo da página. A figura 3 ilustra esta situação no browser Firefox.
Figura 3: Cadeado forjado.
Compare as barras de status do browser Firefox nas figuras 2 e 3. Observe que na figura 3 não é apresentado um cadeado fechado dentro da barra de status, indicando que a conexão não é segura.
2.5. Como posso saber se o site que estou acessando não foi falsificado?
Existem alguns cuidados que um usuário deve ter para certificar-se que um site não foi falsificado.
O primeiro cuidado é checar se o endereço digitado permanece inalterado no momento em que o conteúdo do site é apresentado no browser do usuário. Existem algumas situações, como visto na seção 2.2, onde o acesso a um site pode ser redirecionado para uma página falsificada, mas normalmente nestes casos o endereço apresentado pelo browser é diferente daquele que o usuário quer realmente acessar.
E um outro cuidado muito importante é verificar as informações contidas no certificado emitido para a instituição que mantém o site. Estas informações podem dizer se o certificado é ou não legítimo e, conseqüentemente, se o site é ou não falsificado (vide seção 2.6).
2.6. Como posso saber se o certificado emitido para o site é legítimo?
É extremamente importante que o usuário verifique algumas informações contidas no certificado. Um exemplo de um certificado, emitido para um site de uma instituição é mostrado abaixo.
This Certificate belongs to: This Certificate was issued by: www.example.org www.examplesign.com/CPS Incorp.by Ref. Terms of use at LIABILITY LTD.(c)97 ExampleSign www.examplesign.com/dir (c)00 ExampleSign International Server CA - UF Tecno Class 3 Example Associados, Inc. ExampleSign, Inc. Cidade, Estado, BR Serial Number: 70:DE:ED:0A:05:20:9C:3D:A0:A2:51:AA:CA:81:95:1A This Certificate is valid from Sat Aug 20, 2005 to Sun Aug 20, 2006 Certificate Fingerprint: 92:48:09:A1:70:7A:AF:E1:30:55:EC:15:A3:0C:09:F0
O usuário deve, então, verificar se o certificado foi emitido para o site da instituição que ele deseja acessar. As seguintes informações devem ser checadas:
- o endereço do site;
- o nome da instituição (dona do certificado);
- o prazo de validade do certificado.
Ao entrar pela primeira vez em um site que usa conexão segura, seu browser apresentará uma janela pedindo para confirmar o recebimento de um novo certificado. Então, verifique se os dados do certificado correspondem à instituição que você realmente deseja acessar e se seu browser reconheceu a Autoridade Certificadora que emitiu o certificado3.
Se ao entrar em um site com conexão segura, que você utilize com freqüência, seu browser apresentar uma janela pedindo para confirmar o recebimento de um novo certificado, fique atento. Uma situação possível seria que a validade do certificado do site tenha vencido, ou o certificado tenha sido revogado por outros motivos, e um novo certificado foi emitido para o site. Mas isto também pode significar que você está recebendo um certificado ilegítimo e, portanto, estará acessando um site falsificado.
Uma dica para reconhecer esta situação é que as informações contidas no certificado normalmente não corresponderão às da instituição que você realmente deseja acessar. Além disso, seu browser possivelmente informará que a Autoridade Certificadora que emitiu o certificado para o site não pôde ser reconhecida.
De qualquer modo, caso você receba um novo certificado ao acessar um site e tenha alguma dúvida ou desconfiança, não envie qualquer informação para o site antes de entrar em contato com a instituição que o mantém, para esclarecer o ocorrido.
2.7. O que devo fazer se perceber que meus dados financeiros estão sendo usados por terceiros?
Caso você acredite que terceiros possam estar usando suas informações pessoais e financeiras, como o número do seu cartão de crédito ou seus dados bancários (senha de acesso ao Internet Banking e senha do cartão de banco), entre em contato com a instituição envolvida (por exemplo, seu banco ou operadora do seu cartão de crédito), informe-os sobre o caso e siga as orientações que serão passadas por eles.
Monitore regularmente suas movimentações financeiras, por exemplo, através de extratos bancários e/ou de cartões de crédito, e procure por débitos, transferências ou cobranças inesperadas.
É recomendado que você procure uma delegacia de polícia, para registrar um boletim de ocorrência, caso tenha sido vítima de uma fraude via Internet.
[1] Veja detalhes sobre como realizar a notificação na Parte VII: Incidentes de Segurança e Uso Abusivo da
Rede.
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[2] O conceito de malware pode ser encontrado na Parte I: Conceitos de Segurança. Os conceitos de
cavalo de tróia e spyware estão disponíveis na Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware).
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[3] Os conceitos de Autoridade Certificadora e certificados digitais,
bem como as principais informações encontradas em um certificado podem
ser encontradas na Parte I: Conceitos de
Segurança.
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Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
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