Segurança: Acesso Banda Larga e redes sem fio

Parte V: Banda Larga

Nesta seção:

2. Redes Sem Fio (Wireless)

As redes sem fio (wireless), também conhecidas como IEEE 802.11, Wi-Fi ou WLANs, são redes que utilizam sinais de rádio para a sua comunicação.

Este tipo de rede define duas formas de comunicação:

modo infraestrutura: normalmente o mais encontrado, utiliza um concentrador de acesso (Access Point ou AP);

modo ponto a ponto (ad-hoc): permite que um pequeno grupo de máquinas se comunique diretamente, sem a necessidade de um AP.

Estas redes ganharam grande popularidade pela mobilidade que provêem aos seus usuários e pela facilidade de instalação e uso em ambientes domésticos e empresariais, hotéis, conferências, aeroportos, etc.

2.1. Quais são os riscos do uso de redes sem fio?

Embora esse tipo de rede seja muito conveniente, existem alguns problemas de segurança que devem ser levados em consideração pelos seus usuários:

2.2. Que cuidados devo ter com um cliente de uma rede sem fio?

Vários cuidados devem ser observados quando se pretende conectar à uma rede sem fio como cliente, seja com notebooks, PDAs, estações de trabalho, etc. Dentre eles, podem-se citar:

2.3. Que cuidados devo ter ao montar uma rede sem fio doméstica?

Pela conveniência e facilidade de configuração das redes sem fio, muitas pessoas têm instalado estas redes em suas casas. Nestes casos, além das preocupações com os clientes da rede, também são necessários alguns cuidados na configuração do AP. Algumas recomendações são:

Existem configurações de segurança mais avançadas para redes sem fio, que requerem conhecimentos de administração de redes. Estes conhecimentos não são abordados neste documento.

[3] Um PDA ou notebook com uma placa de rede sem fio. [ voltar ]

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: