Segurança: Acesso Banda Larga e redes sem fio

Parte V: Banda Larga

Nesta seção:

1. Serviços de Banda Larga

Serviços de banda larga são aqueles que permitem ao usuário conectar seus computadores à Internet com velocidades maiores do que as normalmente usadas em linhas discadas. Exemplos desse tipo de serviço são ADSL, cable modem e acesso via satélite.

Além da maior velocidade, outra característica desse tipo de serviço é a possibilidade do usuário deixar seu computador conectado à Internet por longos períodos de tempo, normalmente sem limite de uso ou custos adicionais.

1.1. Por que um atacante teria maior interesse por um computador com banda larga e quais são os riscos associados?

Geralmente um computador conectado através de banda larga possui boa velocidade de conexão, muda o endereço IP1 com pouca freqüência e fica por longos períodos ligado à Internet, mas não possui os mesmos mecanismos de segurança que servidores. Isto os torna alvos mais fáceis para os atacantes.

Por estas características, estes computadores podem ser usados pelos atacantes para diversos propósitos, como por exemplo:

Vale ressaltar que todas essas atividades podem ser realizadas de maneira automatizada, caso o computador seja infectado por um bot. Maiores detalhes sobre bots podem ser encontrados na Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware).

1.2. O que fazer para proteger um computador conectado por banda larga?

Os usuários de serviços de banda larga devem tomar os seguintes cuidados com o seu computador:

A Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção mostra maiores detalhes sobre os cuidados citados acima.

1.3. O que fazer para proteger uma rede conectada por banda larga?

Muitos usuários de banda larga optam por montar uma pequena rede (doméstica ou mesmo em pequenas empresas), com vários computadores usando o mesmo acesso a Internet. Nesses casos, alguns cuidados importantes, além dos citados anteriormente, são:

É muito importante notar que apenas instalar um firewall não é suficiente -- todos os computadores da rede devem estar configurados de acordo com as medidas preventivas mencionadas na Parte II: Riscos Envolvidos no Uso da Internet e Métodos de Prevenção.

Muitos equipamentos de banda larga, como roteadores ADSL, estão incluindo outras funcionalidades, como por exemplo concentradores de acesso (Access Points) para redes wireless. Nesse caso, além de seguir as dicas dessa seção também pode ser interessante observar as dicas da seção 2.3.

[1] O conceito de endereço IP pode ser encontrado no Glossário. [ voltar ]
[2] Verifique no contrato se é permitida a alteração da configuração do equipamento. Caso seja permitida, guarde a senha original e lembre de restaurá-la sempre que for necessário, como por exemplo em caso de manutenção do equipamento. [ voltar ]

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: