Cartilha de segurança: Privacidade dos e-mails

Nesta seção:

4. Cuidados com os Dados Armazenados em um Disco Rígido

É importante ter certos cuidados no armazenamento de dados em um computador. Caso você mantenha informações sensíveis ou pessoais que você não deseja que sejam vistas por terceiros (como números de cartões de crédito, declaração de Imposto de Renda, senhas, etc), estas devem ser armazenadas em algum formato criptografado.

Estes cuidados são extremamente importantes no caso de notebooks, pois são mais visados e, portanto, mais suscetíveis a roubos, furtos, etc.

Caso as informações não estejam criptografadas, se você necessitar levar o computador a alguma assistência técnica, por exemplo, seus dados poderão ser lidos ou copiados por uma pessoa não autorizada.

Para criptografar estes dados, como visto na seção 1.2, existem programas que, além de serem utilizados para a criptografia de e-mails, também podem ser utilizados para criptografar arquivos.

Um exemplo seria utilizar um programa que implemente criptografia de chaves pública e privada4, como o GnuPG. O arquivo sensível seria criptografado com a sua chave pública e, então, decodificado com a sua chave privada, sempre que fosse necessário.

É importante ressaltar que a segurança deste método de criptografia depende do sigilo da chave privada. A idéia, então, é manter a chave privada em um CD ou outra mídia (como pen drive, disco rígido removível ou externo) e que este não acompanhe o computador, caso seja necessário enviá-lo, por exemplo, para a assistência técnica.

Também deve-se ter um cuidado especial ao trocar ou vender um computador. Apenas apagar ou formatar um disco rígido não é suficiente para evitar que informações antes armazenadas possam ser recuperadas. Portanto, é importante sobrescrever todos os dados do disco rígido (vide seção 4.1).

4.1. Como posso sobrescrever todos os dados de um disco rígido?

Para assegurar que informações não possam ser recuperadas de um disco rígido é preciso sobrescrevê-las com outras informações. Um exemplo seria gravar o caracter 0 (zero), ou algum caracter escolhido aleatoriamente, em todos os espaços de armazenamento do disco.

É importante ressaltar que é preciso repetir algumas vezes a operação de sobrescrever os dados de um disco rígido, para minimizar a chance de recuperação de informações anteriormente armazenadas.

Existem softwares gratuitos e comerciais que permitem sobrescrever dados de um disco rígido e que podem ser executados em diversos sistemas operacionais, como o Windows (95/98, 2000, XP, etc), Unix (Linux, FreeBSD, etc), Mac OS, entre outros.

[4] Detalhes sobre criptografia de chaves pública e privada estão disponíveis na Parte I: Conceitos de Segurança. [ voltar ]

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: