Riscos no uso da Internet e métodos de prevenção

Nesta seção:

3. Antivírus

Os antivírus são programas que procuram detectar e, então, anular ou remover os vírus de computador. Atualmente, novas funcionalidades têm sido adicionadas aos programas antivírus, de modo que alguns procuram detectar e remover cavalos de tróia e outros tipos de código malicioso3, barrar programas hostis e verificar e-mails.

3.1. Que funcionalidades um bom antivírus deve possuir?

Um bom antivírus deve:

Alguns antivírus, além das funcionalidades acima, permitem verificar e-mails enviados, podendo detectar e barrar a propagação por e-mail de vírus, worms, e outros tipos de malware.

3.2. Como faço bom uso do meu antivírus?

As dicas para o bom uso do antivírus são simples:

Algumas versões de antivírus são gratuitas para uso pessoal e podem ser obtidas pela Internet. Mas antes de obter um antivírus pela Internet, verifique sua procedência e certifique-se que o fabricante é confiável.

3.3. O que um antivírus não pode fazer?

Um antivírus não é capaz de impedir que um atacante tente explorar alguma vulnerabilidade (vide seção 5) existente em um computador. Também não é capaz de evitar o acesso não autorizado a um backdoor4 instalado em um computador.

Existem também outros mecanismos de defesa, conhecidos como firewalls, que podem prevenir contra tais ameaças (vide seção 4);

[3] A definição de código malicioso (malware) pode ser encontrada na Parte I: Conceitos de Segurança. [ voltar ]
[4] Detalhes sobre backdoors podem ser vistos na Parte VIII: Códigos Maliciosos (Malware). [ voltar ]

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: