Conceitos de segurança

Nesta seção:

7. Negação de Serviço (Denial of Service)

Nos ataques de negação de serviço (DoS -- Denial of Service) o atacante utiliza um computador para tirar de operação um serviço ou computador conectado à Internet.

Exemplos deste tipo de ataque são:

7.1. O que é DDoS?

DDoS (Distributed Denial of Service) constitui um ataque de negação de serviço distribuído, ou seja, um conjunto de computadores é utilizado para tirar de operação um ou mais serviços ou computadores conectados à Internet.

Normalmente estes ataques procuram ocupar toda a banda disponível para o acesso a um computador ou rede, causando grande lentidão ou até mesmo indisponibilizando qualquer comunicação com este computador ou rede.

7.2. Se uma rede ou computador sofrer um DoS, isto significa que houve uma invasão?

Não. O objetivo de tais ataques é indisponibilizar o uso de um ou mais computadores, e não invadí-los. É importante notar que, principalmente em casos de DDoS, computadores comprometidos podem ser utilizados para desferir os ataques de negação de serviço.

Um exemplo deste tipo de ataque ocorreu no início de 2000, onde computadores de várias partes do mundo foram utilizados para indisponibilizar o acesso aos sites de algumas empresas de comércio eletrônico. Estas empresas não tiveram seus computadores comprometidos, mas sim ficaram impossibilitadas de vender seus produtos durante um longo período.

[anterior] [próximo] [voltar]

Conteúdo desenvolvido e cedido pela Equipe Brasileira de Respostas para Emergências em Computadores (NBSO), do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Clique na imagem para ir ao documento original: